Quais as vantagens em utilizar o cartão de compras?

18 de maro de 2020 às 10:19Artigos

Grande parte dos conteúdos não fala sobre as vantagens em utilizar o cartão de compras. Geralmente quando este assunto vem a tona os pontos negativos são destacados.

Isso coloca uma dúvida na cabeça dos consumidores, existe alguma vantagem em utilizar o cartão de compras? Eu digo que sim, existe, porém são poucas as pessoas que sabem disto.

O principal problema é a falta de informação. Até por conta disso existem tantas pessoas hoje no Brasil com dívidas referentes ao cartão de compras.

Para te colocar a par do assunto, apresentar as vantagens e explicar quais os momentos o cartão de compras deve ser usado, produzimos esse conteúdo. Fique atento e aprenda com o material para nunca mais (ou nunca) ter problemas com o seu cartão.

O problema nunca foi e nunca será o cartão de compras

Mesmo com taxas de juros absurdas que são pagas nessa categoria, o problema não é o cartão de compras. Se as pessoas se planejarem, estiverem cientes do quanto precisam separar para pagar o banco, nunca terão problemas com os juros.

Por isso chegamos a conclusão de que o problema está na pessoa que utiliza o benefício. No entanto este não é o único fator já que a falta de informação junto com os constantes incentivos em parcelar as compras ajudam a piorar o problema.

É preciso ter em mente que os bancos não desejam a sua amizade, mas sim o seu dinheiro. Então não pense que o cartão de compras é disponibilizado apenas para você se divertir, ele também tem o objetivo de tirar cada vez mais dinheiro das pessoas.

Mesmo assim, nada disso seria um problema se as pessoas se programassem para gastar apenas o que possuem. Portanto o vilão nunca foi e nunca será o cartão de compras.
Antes de qualquer coisa é preciso saber em qual momento utilizar e não utilizar o cartão de compras

Existem tanto os momentos em que o cartão de compras deve e não deve ser utilizado. Algumas situações que você deve evitar ao máximo utilizar a modalidade são:
• Quando você tem um desconto para fazer o pagamento à vista;
• Quando você não tem controle sobre a sua fatura;
• Quando você compra compulsivamente apenas para acumular pontos em programas de fidelidade.
No entanto, como disse acima, também existe a hora que você pode e deve utilizar o seu cartão de compras. E para que seja vantajoso você precisa ter controle sobre a sua fatura. Para ajudar, você pode fazer um
planejamento financeiro
.
Além disso quando você não tiver desconto para pagar à vista, fazer o pagamento com o seu cartão de compras é mais vantajoso financeiramente. Isto posto, você sai ganhando ao usar o cartão quando:
• A compra for grande e você tem a opção de parcelar;
• For uma compra internacional;
• Você ganha pontos em programas de fidelidade.

Então se existe, quais são as vantagens em utilizar o cartão de compras?

Para as pessoas que conseguem se organizar financeiramente, o cartão de compras pode apresentar muitos aspectos positivos. Quer saber como aproveitar? Veja as dicas que separamos!

1 – Prazo de pagamento

Se você conseguir organizar bem as suas finanças, o prazo de até 40 dias, pode ser uma ótima opção. Esse período te ajuda na resolução de todos os objetivos.

Assim é possível tirar um tempo para resolver outros problemas sem ter que se preocupar com o cartão de compras. Além de facilitar a sua vida, o prazo otimiza muito o seu tempo.

2 – Conforto de não precisar sair de casa

Hoje, com a internet, podemos dizer que com certo cuidado tudo ficou mais fácil. Você não pode sair por aí distribuindo o número do seu cartão sem saber se pode confiar no site.

No entanto, a própria internet fornece segurança, já que você pode procurar comentários de outras pessoas que compraram online em determinada loja.

Por isso a facilidade de estar em casa, gostar de algo e poder comprar na mesma hora é uma facilidade que o cartão de compras proporciona.

3 – Milhas aéreas

Para você que gosta de pelo menos sonhar com a possibilidade de viajar, utilizar o cartão de compras pode te ajudar a realizar esse desejo. Com ele, ao fazer suas compras você arrecada milhas (pontos) e com determinada quantidade você pode viajar para onde quiser.

4 – Financiamentos são mais fáceis ao utilizar o cartão de compras

Se você utiliza o seu cartão de compras de maneira responsável, é possível aumentar o score (pontuação) de crédito. Assim, os credores sabem que você é confiável.

Dessa maneira é mais fácil conseguir a liberação de um financiamento. No momento que você precisar, se você possui um score alto, é difícil algum banco não te conceder o dinheiro.

5 – Segurança e facilidade

Como já falamos, com o cartão em mãos não é necessário ficar andando com dinheiro. Antigamente, as pessoas andavam na rua com grandes quantidades correndo o risco de serem assaltadas.

E além de a segurança ser muito maior, ter na carteira apenas um cartão é muito mais simples e fácil. Por isso quando quiser segurança e facilidade, opte pelo cartão.

Utilizar o cartão de compras só com responsabilidade

Adianta utilizar o cartão de compras sem conhecimento e responsabilidade? Chegamos a conclusão de que não. É preciso ter consciência de que você cuidará bem das contas para usar esse benefício.

Como os juros são muito altos, se atolar em dívidas é muito fácil. Então quem quer e pode utilizar o cartão de compras precisa ter todos os gastos anotados e saber que no mês seguinte não poderá contar com esse dinheiro.

Enfim vimos que sim existem vantagens em usar o cartão. Por isso saiba exatamente quais momentos serão benéficos para utilizá-lo e quais não.

Outros Artigos

Salário: Saiba como negociá-lo e ficar feliz com os valores!

Todo mundo quer receber um aumento salarial, mas a grande maioria não está preparada para sentar e abrir uma conversa sobre o assunto....

Veja Mais

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar as dívidas?

Ficar com dívidas é a coisa mais comum do mundo, contudo muitas pessoas não sabem nem como negocias as suas contas e nem se vale a pena...

Veja Mais

5 dicas para você não gastar tanto com o seu animal de estimação

Todo mundo quer dar do bom e do melhor para o animal de estimação, retribuir um pouco do amor deles. No entanto, não é preciso gastar...

Veja Mais