Empreender: Por onde devo começar?

27 de setembro de 2019 às 15:51Artigos

Empreender é um grande sonho das pessoas, mas muitas não tem a vontade necessária para isso. Não estou dizendo que essa pessoa não possa vir a ser um grande empresário, porém é preciso muita determinação para abrir o próprio negócio. Diversas são as responsabilidades, como: ir atrás dos papeis, equipamentos (que por sinal não são baratos), funcionários, impostos e muitas outras coisas.

Por isso, muitos desistem no meio do caminho, mesmo que a ideia do negócio seja muito boa. Então, tenha em mente que se quiser empreender, será necessário muito trabalho, esforço e paciência.

O que devo considerar para empreender?

Primeiramente, é preciso pensar se você está realmente preparado para empreender e também se possui uma mentalidade empreendedora. Isso requer uma cabeça muito boa e preparada para os desafios que aparecerão. Não pense apenas no objetivo final (ganhar dinheiro e fazer os outros trabalharem para você), leve em consideração todos os pontos que te farão chegar até lá, essa é a parte mais importante!

Portanto, não se esqueça, se quiser abrir o seu negócio, a paciência será uma de suas principais aliadas. Ter que lidar com tantas obrigações e ainda se preocupar para saber se o negócio realmente dará certo requer uma cabeça muito boa.

Características importantes para empreender

Quando o assunto é mentalidade empreendedora, algumas características são muito importantes. Mas não pense que se você não possui elas, não pode tirar um tempo para se desenvolver. É importante compreender que as pessoas mudam e podem evoluir. Por isso, coloque na cabeça, procure estudar e mudar o seu estilo.

Algumas das características são:

• Ser resiliente, ou seja, aguentar as dificuldades que aparecerão;
• Capacidade de se destacar entre os demais;
• Enfrentar e gostar dos desafios;
• Acreditar no esforço, muitos finais de semana serão usados;
• E não se esqueça, mantenha o controle emocional.
Outro ponto é sempre prestar atenção no que está errando ou acertando. Por isso, a opinião dos outros é fundamental, cabe a você ter a flexibilidade para ouvir e saber o que pode contribuir. Não importa de onde venha o conselho, seja amigo, familiar e até mesmo concorrente, estar aberto a novas perspectivas é chave para ter uma visão diferente sobre o mercado.




Mas por onde eu devo começar a empreender?

Para tudo o que fazemos a parte mais difícil é o início. Colocar as coisas em prática é tão complicado quanto vender o seu produto. Ter que correr atrás dos objetivos sem previsão para alcançá-los é a tarefa mais árdua do empreendedorismo.

Devemos considerar cada caso como único e analisá-los de perto antes de tomar qualquer atitude. No entanto, alguns pontos são similares e merecem um destaque.

1 – Entenda o seu momento

Se você estiver em um trabalho fixo, é necessário saber qual é a melhor escolha para o momento. Alguns momentos não são os certos para decidir abrir um negócio, mas existem situações que você não pode deixar passar.

Portanto, antes de decidir qualquer coisa, se você estiver em um trabalho fixo, considere se você pretende sair dele ou se é melhor continuar, mas em paralelo. No segundo caso, o trabalho será dobrado.

2 – Pesquise

Estude todas as possibilidades do negócio. Quanto será investido? Em quanto tempo devo começar a ganhar? Quem são os concorrentes? Quais os meus diferenciais? Quem é o público-alvo? Essas são algumas perguntas que não podem faltar no planejamento. Imagina pensar em uma empresa, ter o dinheiro para investir, mas não saber responder essas simples perguntas. Realmente, a grana estaria sendo jogada fora.

3 – Saiba o que acontece no seu negócio

É lógico que você não irá atrás de funcionários que não cumpram o que se espera deles. Contudo, apenas você sabe qual é a ideia principal da empresa, afinal é você que irá abri-la. E é por isso que todo o processo precisa de acompanhamento, para que tudo saia como planejado. Alguém precisa conferir os pontos negativos que necessitam de melhorias e os positivos que devem ser tratados como modelo.

4 – Planejamento

Se você quer que o seu negócio dê certo (quem esperaria o contrário?), é preciso ter um plano para todos os passos que serão dados e que tudo isso esteja bem definido na sua cabeça. Além disso, esse empreendimento é o caminho para elevar as receitas, já que com um salário fixo você não tinha a perspectiva de receber mais do que aquilo que estava proposto.

Conclusão

Empreender é o sonho de quase todo mundo. O problema é que as pessoas pensam apenas no objetivo final, ganhar dinheiro. Quase ninguém considera todo o trabalho que deve ser feito para que a meta seja atingida. Ou será que elas acham que as grandes marcas surgiram do dia para a noite?

Se você quer ser um empreendedor é preciso ter consciência de que o caminho é longo para que o seu negócio decole. Por isso, é preciso moldar uma personalidade empreendedora para que as dificuldades do caminho não te façam desistir de uma ideia que tem tudo para dar certo.

Caso você realmente concretize o sonho de abrir uma empresa, é preciso ter um cartão que te acompanhará e ajudará a superar as adversidades. Converse com a gente, você não se arrependerá de ter o BônusCred na sua empresa!

Outros Artigos

Educação financeira: Como ensinar as crianças?

Economizar não é o forte do brasileiro, mas começar a ensinar as novas gerações a importância é fundamental! Para isso, é preciso...

Veja Mais

5 rendas extras que ajudarão nas suas finanças!

Muitas pessoas tem problemas com suas finanças hoje em dia, não conseguem manter a conta no azul, estão com dívidas no cartão e não...

Veja Mais

Confira o número sorteado da semana no BônusClub premiável

Confira o número sorteado da semana no BônusClub premiável! Confira o número sorteado da semana no BônusClub premiável!

Veja Mais