Como organizar as finanças no final do ano?

11 de novembro de 2019 às 10:33Artigos

Final do ano é sinônimo de felicidade para muitos, já que chegam as férias, viagens, décimo-terceiro. No entanto, são muitas as tentações para os gastos descontrolados e é preciso ter um planejamento para não se endividar.

Além das despesas com as viagens, que normalmente são bem consideráveis, são várias festas no calendário e com elas a tentação para comprar os presentes aumenta.

Portanto, muitas coisas atraem os olhos dos consumistas, ainda mais com o décimo-terceiro na mão. Por isso, é importante fazer um planejamento para conseguir passar por essa época sem dívidas.

Para conseguir se organizar e fazer diferente da maioria dos brasileiros, nós iremos te dar algumas dicas!

 

Tenha prioridades

Ter prioridades é importante para qualquer fase da vida. E definir algumas para quando precisar cuidar um pouco mais do dinheiro, é fundamental. Portanto, quando o dinheiro estiver em mãos, é importante fazer todas as contas e ver o que realmente é necessário. O que não for, pode riscar do papel.

Então, se sobrar algum dinheiro é possível visualizar melhor a situação e saber no que ainda dá para investir. Uma dica das mais importantes é nunca esquecer dos gastos mensais, como aluguel, prestações, alimentação, transporte, saúde, entre outros.

No entanto, não é preciso esquecer das coisas que não são necessárias e se for possível encaixar no balanço, um mimo de vez em quando não cai nada mal.

 

É possível quitar as dívidas?

Agora é o momento que você pensa “eu não sei, estou aqui para você me dar as respostas”. Tudo bem, claro que é difícil quitar todas as dívidas de cara, ainda mais se tiver alguns valores altos na conversa, como algum financiamento. No entanto, é preciso saber se é possível lidar com algumas parcelas. De qualquer forma, se for possível, se livre das faturas menores.

Se as dívidas já estão apertando, aproveite que o dinheiro está na conta e negocie com a loja/banco. Sempre opte pelas contas com juros maiores, como o cartão de crédito, já que são as que mais tiram o sono a noite.

 

Organize tudo antes da virada do ano

A grande maioria dos especialistas afirma que é muito melhor organizar as finanças assim que o dinheiro do décimo-terceiro cair na conta. Mas não dá para organizar o final de ano, as férias e todos esses gastos sem esquecer do início do ano que virá. São muitas contas para ter que se preocupar.

Por isso, coloque no papel os valores do IPVA, IPTU, mensalidades escolares e matrícula, seguro do carro e outros. Já que o dinheiro está em mãos, é muito mais fácil conseguir alguns descontos.

 

Desconsidere os presentes

É preciso entender que muitas vezes não será possível comprar alguns presentes. Já são tantas contas para pagar que qualquer coisa irá atrapalhar. Então, já é bom ir pensando nas desculpas porque atrair muitas dívidas no final de ano é a coisa mais comum.

No entanto, se é indispensável alguns presentes, é bom colocar a cabeça para funcionar de novo e considerar ir pagando aos poucos esses extras, mês a mês e à vista.

 

Evite as parcelas

Nessa época do ano o que mais acontece são as lojas colocando os produtos em promoção. Tanto elas, quanto os bancos não são seus amigos, eles apenas querem o seu dinheiro. Portanto, não caia na tentação e saia gastando rios de dinheiro.

Por isso evite parcelar tanto as compras, isso não ajudará no final, mesmo com preços “menores”. Tente sempre pagar as contas à vista, tudo o que for realmente necessário. No entanto, se for preciso parcelar, tente fazer com o menor número de parcelas possíveis. Ficar pagando uma conta por muitos meses não ajuda as finanças, é bom já colocar isso na cabeça.

 

Conclusão

O final de ano é uma tentação, com Natal, Ano Novo e as viagens. Mas parece que essas coisas cegam as pessoas e faz com que elas saiam gastando que nem adoidadas. Com tantas contas para pagar no ano seguinte, é preciso ter um cuidado redobrado com o dinheiro. É preciso ter consciência de que todos esses gastos têm que ser anotados, caso contrário ficará bem difícil se organizar. Mas nunca esqueça de aproveitar o período, já que as férias é tempo para relaxar mesmo.

Entretanto, não se esqueça, leia cada vez mais sobre o assunto e faça com que o final de ano seja apenas curtição, sem nenhuma dor de cabeça com as faturas para incomodar.

Precisa falar com a gente? Nos mande uma mensagem!

Outros Artigos

Por quê criar categorias para os gastos?

Não é um costume dos brasileiros, mas cuidar das finanças é muito importante. E para que isso seja feito da maneira correta é preciso...

Veja Mais

5 dicas para você não gastar tanto com o seu animal de estimação

Todo mundo quer dar do bom e do melhor para o animal de estimação, retribuir um pouco do amor deles. No entanto, não é preciso gastar...

Veja Mais

Confira o número sorteado da semana no BônusClub premiável

Confira o número sorteado da semana no BônusClub premiável! Confira o número sorteado da semana no BônusClub premiável!

Veja Mais