Como criar o hábito de guardar dinheiro

01 de novembro de 2019 às 09:30Artigos

Como criar o hábito de guardar dinheiro? Essa é uma pergunta que muitos se fazem, mas não conseguem encontrar muitas respostas. Só que não pense que é algo difícil, porque não é. Como qualquer outra coisa, é preciso começar em algum momento e depois manter o hábito.

Só que é preciso ter paciência, porque você não conseguirá desenvolver a prática de um dia para o outro. Estudos mostram que o nosso cérebro leva cerca de 21 dias, ao menos, para se habituar as nossas rotinas. Então, lá vai uma dica para ser guardada para sempre: o mais importante é ter frequência em guardar dinheiro e não a quantidade em si.

Um bom exemplo para usar é a de uma maratona, o corredor não vai ganhar a corrida nos primeiros cinco quilômetros, ele precisa ter fôlego para aguentar um bom ritmo durante a prova inteira.

 

O hábito de guardar dinheiro inicia na sua organização financeira

Criar o hábito de guardar dinheiro tem muita influência de como a saúde financeira é cuidada. Ou seja, isso só irá virar uma rotina, caso seja iniciado com pequenas atitudes, como: parar de gastar com coisas que não serão usadas, economizar cada centavo que puder e também ao ensinar os filhos sobre a importância da economia. Essas pequenas atitudes ajudarão bastante na hora de desenvolver o hábito.

No início será necessário tomar mais cuidados e se policiar com tudo o que será gasto. Mas depois, as atitudes virarão automáticas e as suas contas no final do mês irão agradecer.

Temos algumas dicas que irão te ajudar a ter mais facilidade na hora de guardar dinheiro. No entanto, não se esqueça, cuide da sua saúde financeira!

 

5 dicas para ajudar no hábito de guardar dinheiro

Se tem uma coisa que não vai acontecer, é alguém criar um hábito de um dia para o outro. Por isso, algumas dicas serão bem valiosas para que o processo se torne mais fácil.

 

Não exagere

Não pense que logo de cara será guardado muito dinheiro. Que tal começar com pouco? Qualquer centavo que for salvo por dia, já é um começo. Preste atenção ao que tem sido gasto desnecessário e inicie por aí. Será mais tranquilo para fazer cortes, suas contas sofrerão uma redução e ainda será possível começar a separar uma grana reserva.

 

Economize

É preciso ter a consciência de que o dinheiro é um recurso finito, independente de quanto a pessoa ganhe. É necessário cuidar dele, porque a qualquer momento pode ser que as contas batam na porta e o dinheiro suma. Portanto, se tem uma dica que será muito útil, além de economizar, é lembrar que não desperdiçar é muito importante.

 

Registre os gastos

Primeiramente, algo que irá ajudar a fazer o registro, é criar categorias para todos os gastos.

É importante tomar nota para saber para onde o dinheiro está indo. Se não for tomado cuidado, isso pode se tornar uma bola de neve e os problemas com as contas serão um pesadelo.

No entanto, se a pessoa tiver problemas para fazer essas planilhas sozinha, existem aplicativos que foram criados com o objetivo de ajudar na hora de anotar todas as despesas.

 

Cuide com os impulsos

Muitas pessoas têm a dificuldade de se controlar quando as compras estão chamando. Entretanto, se o plano for guardar dinheiro é preciso urgentemente conter esses impulsos.

Eles se tornam os grandes vilões. As pessoas até começam bem quando decidem guardar dinheiro, mas muitas vezes não conseguem resistir a tentação de gastar e acabam com todos os planos.

Portanto, se quiser resistir as compras, deixe o cartão de crédito em casa e não dê mais tanta atenção as ofertas “imperdíveis”.

 

Crie planos e metas

Ninguém irá guardar dinheiro sem objetivo nenhum, nem que seja só para criar uma reserva. É preciso ter planos e metas definidos para começar a guardar dinheiro. Sabe aquela viagem tão desejada ou aquela casa própria e até mesmo aquele tapete caríssimo que é tão cobiçado? Então, apenas tendo muita disciplina na hora de guardar dinheiro para alcançar essas metas.

 

Conclusão

Criar um hábito para guardar dinheiro não é nem tão simples e nem tão complicado, mas é preciso ter disciplina e muito comprometimento para conseguir desenvolver uma rotina.

É tão fácil gastar e ao mesmo tempo ter consciência para economizar, mas se uma coisa deve ficar de lição é nunca desperdiçar dinheiro. O problema não é gastar, mas sim não ter responsabilidade para cuidar das contas.

Então, não será difícil desenvolver esse hábito, basta começar!

Qualquer dúvida, converse com a gente, será um grande prazer atender você!

Outros Artigos

5 rendas extras que ajudarão nas suas finanças!

Muitas pessoas tem problemas com suas finanças hoje em dia, não conseguem manter a conta no azul, estão com dívidas no cartão e não...

Veja Mais

5 dicas para ter dinheiro no final do mês

É preciso mudar os hábitos para ter dinheiro no final do mês. Veja as 5 dicas que separamos para te ajudar!

Veja Mais

Quais as vantagens em utilizar o cartão de compras?

Quer saber quais são as vantagens do cartão de compras e como utilizar ele corretamente? Então clique aqui e veja agora mesmo!

Veja Mais