5 dicas para ter dinheiro no final do mês

05 de maro de 2020 às 17:13Artigos

Ter que pagar todas as contas, ir ao supermercado, pagar o colégio dos filhos e ainda ter dinheiro no final do mês é bem difícil. Até porque ninguém gosta de terminar o mês com dívida ou sem dinheiro sobrando.

No entanto, é preciso que você saiba que sim é possível se organizar para ter uma grana no final do mês. Pequenas mudanças no dia a dia podem te fazer criar o hábito de guardar dinheiro. Assim, você vai ver que será natural ter um dinheirinho guardado depois de 30 dias.

Quer saber como fazer isso? Então veja 5 dicas fundamentais para que você mude os hábitos para ter dinheiro no final do mês.

1 – Eliminar os gastos desnecessários é essencial para ter dinheiro no final do mês

É preciso que você saiba que existem muitos gastos desnecessários. E eles têm uma grande culpa no momento em que o seu dinheiro mais sai do que entra. Então esse é o momento de cortar!

Antes de mais nada, é preciso que você tenha tudo anotado. Saiba o quanto você ganha e o quanto você gasta. Dessa maneira, com as anotações em mãos, analise os gastos durante as semanas e corte aquilo que não irá interferir na qualidade de vida da sua família.

Vale a pena gastar uma fortuna com TV a cabo, viagens de Uber, fast food, além de pagar horrores no pet shop? Pois é, esses são apenas alguns exemplos de gastos que você pode evitar.

No entanto, não faça nada sem conversar com a sua família. Fale com eles e defina o que realmente é desnecessário. Desde que não incomode, pode retirar da folha de pagamento. Isso já irá aliviar os valores no fim do mês.

2 – Saiba que para ter dinheiro no final do mês é preciso deixar o cartão de crédito na bolsa

O cartão de crédito é uma verdadeira tentação para qualquer brasileiro. Por isso quase 80% das famílias estão endividadas por causa dele. Então, nunca tire da sua cabeça, tome cuidado com o cartão de crédito!

Uma dica é: evite utilizar ele para compras parceladas o tempo todo. Ter que lidar com uma conta apenas por mês tudo bem, mas o problema é quando elas começam a acumular.

As pessoas se perdem com os pagamentos e acabam se endividando por não saberem o quanto estão gastando no crédito. Por isso, saiba exatamente tudo o que vai ser cobrado. Além disso, saiba os melhores momentos para utilizar o cartão de crédito e o de débito.

3 – Você tem algum tempo livre? Procure uma renda extra para ter dinheiro no final do mês

Além de conseguir reduzir os gastos, é possível ir atrás do dinheiro. Vá atrás de opções de renda extra que façam a sua receita aumentar em um curto prazo. Assim, além de diminuir os gastos, você adiciona mais dinheiro a folha.

• Você tem alguma vocação que já pensou em transformar em um negócio? É possível começar como um Microempreendedor Individual (MEI) para testar a aceitação do público com a sua empresa;

• Existe algum quarto na sua casa vazio? Por que não alugar ele? Mais uma renda fixa para o seu bolso;

• Você gosta de animais? Tire um pouco do seu tempo livre e cuide dos cachorros de outras famílias, leve eles para passear. É uma ótima opção até para você fazer algum tipo de exercício.

Agora, se você acha que já trabalha demais e não quer se incomodar mais, procure outras formas (como alugar o seu quarto) que não envolvam sair do seu conforto.

4 – Tenha dinheiro no final do mês vendendo coisas que você não usa

E aí, você realmente usa tudo o que tem em casa? Desde as coisas mais baratas até as mais caras. Para ter dinheiro no final do mês é preciso realmente desapegar.

Então tudo que for vendido pode ajudar, desde os objetos de consumo, produtos do dia a dia até carros ou motos. Pode parecer meio complicado se desfazer de bens mais caros, mas se for necessário é o que deve ser feito.

A ideia é você ter dinheiro no bolso até conseguir reorganizar as contas. Depois disso você pode voltar a pensar em ter algo que consuma uma boa parte do seu dinheiro.

E preste atenção com o dinheiro que você irá receber com as vendas. Ele é para te dar um alívio nas contas até tudo voltar ao normal. Não adianta fazer loucuras com esse dinheiro para voltar a ter problemas financeiros em um curto prazo.

5 – Até organizar as coisas e ter dinheiro no final do mês, evite empréstimos

Evitar os empréstimos é uma dica ótima para quem quer ter dinheiro no final do mês. Com todas as taxas e juros que chegam, é meio complicado deixar as finanças em dia.

E não há outra saída a não ser se organizar caso você não queira ficar dependente dos empréstimos. Se você manter o hábito de criar uma planilha para as contas, definir quais são os seus objetivos e metas será muito mais tranquilo para fazer ter dinheiro no final do mês.

Dessa forma, você consegue até mesmo criar uma reserva. E ao criar esse costume, os empréstimos não serão mais necessários para cuidar das situações de emergência.

Ter dinheiro no final do mês pode ser simples, basta fazer diferente

Se você está lendo esse conteúdo provavelmente algum problema com as finanças você está tendo, ou já teve. Por isso é preciso mudar os costumes e começar a fazer diferente.

Criar novos hábitos e ter um pouco mais de cuidado com o dinheiro não é difícil. Só é preciso controlar os impulsos que te fazem querer gastar. Além disso, aplique as dicas que você leu, elas ajudarão bastante.

No começo as coisas realmente não vão ser fáceis, mas depois que você perceber que as dicas funcionam tudo vai melhorar e ter dinheiro no final do mês será simples.

Outros Artigos

Resolva suas pendências

Suas parcelas estão atrasadas? Seu nome está no SCPC? Então, negocie sua dívida. Se preferir, basta preencher o formulário, que...

Veja Mais

Educação financeira: Como ensinar as crianças?

Economizar não é o forte do brasileiro, mas começar a ensinar as novas gerações a importância é fundamental! Para isso, é preciso...

Veja Mais

7 dicas para evitar gastar todo o seu dinheiro no mercado

Os gastos no mercado têm sido cada vez mais caros e as pessoas não sabem o que fazer para baixar um pouco essas despesas. Aprenda a...

Veja Mais