5 Dicas para os autônomos superarem a crise do coronavírus

02 de abril de 2020 às 13:41Artigos

Os impactos econômicos por causa do coronavírus não tem deixado ninguém de fora. Governo, trabalhadores e empresa. Todos têm sofrido com o atual cenário da economia.

Contudo, a curto prazo, quem mais irá sofrer com o momento serão os trabalhadores informais – aqueles sem carteira assinada ou empreendedores sem registro.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41,1% dos trabalhadores brasileiros são informais. Com a quarentena e a obrigação de ter que ficar em casa e fechar os negócios, estes trabalhadores estão sem fonte de renda.

Para ajudar os autônomos a passarem por essa crise sem ter que fechar os seus negócios ou correr o risco de reduzir a renda, preparamos 5 dicas essenciais. Confira elas:

1 – Apesar do cenário atual para os autônomos, não se desespere

Agora eu quero falar diretamente com você, autônomo. Eu sei que é muito fácil eu sentar aqui e escrever para você manter a calma, mas perder a cabeça nesse momento não irá te ajudar em nada.

Se o desespero pelo menos pagasse as suas contas, tudo bem. No entanto, como este não é o caso, você precisa manter a calma e pensar em todas as suas possibilidades.

No momento elas podem ser poucas, mas uma hora a situação vai mudar e você precisa estar preparado. Além disso, cuidado com as notícias que circulam por aí, muitas delas não te contam a história inteira.

2 – Autônomo, busque receber o seu dinheiro antecipadamente

Se for possível, peça o seu pagamento pelo serviço adiantado. Não adianta, é preciso ter uma folga nesse período e com o adiantamento você consegue ela a um curto prazo.

No entanto, não vá na esperança de conseguir o pagamento. Assim como você, o seu cliente também pode estar passando por dificuldades. Porém, é preciso conversar com eles e analisar todas as propostas.

Mesmo que o adiantamento não venha, é possível gerar mais possibilidades do que se tinha no início. E qualquer ajuda nesse momento é bem-vinda.

3 – Procure negociar as datas e aumente os prazos para serviços

Muitos autônomos estão aproveitando para negociar as datas dos serviços. Assim, eles conseguem manter a clientela e ter um dinheiro seguro, só que mais para frente.

É lógico que nós sabemos as dificuldades que você está passando no momento, mas como eu já disse, é preciso olhar para todas as possibilidades e ver qual mais irá te beneficiar.

Por isso, faça as contas e veja o quanto tem em caixa para saber exatamente o que fazer, ter dinheiro no momento ou se é possível atrasar o recebimento. Dependendo do resultado, ou você segue a segunda dica ou a terceira.

4 – Aproveite o período de isolamento e planeje alternativas

Podemos dizer que uma das principais dificuldades dos autônomos e dos pequenos empresários é o planejamento. Até por isso muitos podem estar com dificuldades nesse momento, espero que não seja o seu caso.

No entanto, se estiver nesse bolo, não precisa se preocupar (como eu disse, isso não te ajuda em nada). O coronavírus é uma situação excepcional e ninguém estava preparado por ela, porém fechar as portas por um período não é nada incomum para negócios menores.

Qualquer coisa pode acontecer, como problemas na fiação, reformas no local e outras situações. Por isso, é importante sempre se manter a frente dessas dificuldades. Assim, não será um período de quarenta que será responsável pelo fechamento de um negócio.

Então, utilize o período que ficar em casa para colocar tudo na ponta do lápis. O tempo que você não separou para planejamento antes, precisa ser separado agora. E quando as atividades voltarem, você estará preparado tanto para fazer o seu negócio voltar a lucrar quanto para as próximas crises.

5 – A última dica é: projete as suas contas

É preciso ter noção de quais contas irão chegar nas próximas semanas e meses e saber exatamente quanto você ira precisa para pagar todas elas. A lista vai te ajudar a priorizar o que precisa ser priorizado e deixar um pouco de lado as despesas que não vão pesar tanto.

Existem até aplicativos que podem te ajudar a cuidar das contas. Com eles você consegue manter tudo em dia sem se perder. Além disso, é possível manter um controle e ter todos os números anotados quando você mais precisar.

Portanto, tire mais um tempinho para olhar para os números e dê prioridade para as contas que precisam ser pagas agora. Depois que você fizer isso, olhe para a sua planilha e trace os próximos passos.

Com planejamento, nenhuma crise te abala

Pode ser o coronavírus ou qualquer outra. Desde que você tenha um planejamento bem estruturado e que te mantenha a par da sua vida financeira, nenhuma crise te incomoda.

No entanto, é preciso saber exatamente o que é ter uma vida saudável. Em relação as empresas, Bill Gates disse uma vez que negócios só são saudáveis quando têm 24 meses de lucro em caixa. É, de primeira pode ser um número um pouco fora da realidade, mas é para isso que o planejamento irá te ajudar.

E como autônomo as coisas não podem ser diferentes. Se você tiver que cuidar apenas das contas de casa, sem ter que se preocupar com uma empresa, busque ter em caixa 24x o que você gasta mensalmente.

No início tudo parece mais complicado, mas se esse é um objetivo, você precisa começar em algum momento. Por que não agora? Use o tempo que está tendo em casa para se organizar. Quando as atividades voltarem, você terá um objetivo bem definido.

Aí, é só correr atrás de alcançar ele. Se você consegue passar por essa crise, pode ter certeza que vai conseguir atingir as suas metas!

Outros Artigos

5 dicas para ter dinheiro no final do mês

É preciso mudar os hábitos para ter dinheiro no final do mês. Veja as 5 dicas que separamos para te ajudar!

Veja Mais

Salário: Saiba como negociá-lo e ficar feliz com os valores!

Todo mundo quer receber um aumento salarial, mas a grande maioria não está preparada para sentar e abrir uma conversa sobre o assunto....

Veja Mais

Cartões Private Label

Quer aceitar os cartões BônusCred em seu estabelecimento? Ou melhor ainda, já pensou em ter um cartão personalizado para sua loja?

Veja Mais