Suporte Técnico POS

Entenda o que é POS e TEF e a diferença entre essas operações


Você já ouviu falar de POS e TEF? Ou esses termos parecem estranhos?

Talvez não saiba, mas sempre que faz uma compra com cartão, seja ele de débito ou crédito, está optando entre uma ou outra operação para que o seu dinheiro vá parar na conta do estabelecimento comercial.

Suporte Técnico POS

Entenda e diferencie POS e TEF

Na realidade, POS e TEF são duas operações muito parecidas. Ambas remetem à forma como o dinheiro é transferido entre as contas. Atualmente, elas funcionam com rede sem fio e com fio. A diferença maior está na capacidade técnica e no custo e praticidade que isso representa ao comércio.

POS – Point-of-sale

Sistema de Ponto de Venda: Uma solução amplamente utilizada e testada, onde realiza as vendas em tempo real, através da leitura de dados gravados no cartão. Nos nossos equipamentos a conexão é realizada através da Internet, agilizando ainda mais as transações. Ideal para ter no balcão do estabelecimento.

TEF – Transferência Eletrônica de Fundos

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é mais comum em lojas com grande movimentação financeira como, por exemplo, supermercados, farmácia e grandes redes de varejo. Entretanto, devido a uma estratégia de redução de custo, a máquina está chegando também aos estabelecimentos de menor porte. Esse equipamento pode ser fixo ou móvel.

O que é um cartão afinal?

Apesar chamarmos quase todo cartão com tarja ou chip de “cartão de crédito”, nem sempre estes pequenos pedaços de plástico são apenas de crédito.

Cartão

Sabemos bem que praticamente quase todo cartão hoje possui essa conhecida função crédito, mas existem outros tipos de cartões também, tais como débito, refeição, alimentação, convênio, farmácia, clube, fidelidade, crediário, presente, etc…

Cada “tipo” de transação que o cartão pode fazer é chamado de modalidade.

Bastante coisa pra um pedacinho de plástico…mas o cartão é mais do que isso. Em teoria, todo cartão do gênero possui uma tarja magnética e muitos deles possuem uma espécie de chip. A tarja armazena memória que somente pode ser lida, já o chip além de ser lido pode ser gravado também e em alguns casos realizar processos como confirmação de transações, bloqueio e renovação de senhas, etc. Além de claro, prover segurança adicional usando complexas criptografias 3-DES.

Bônuscred passa na CIELO

Se você ainda não sabe desta novidade, veja só: desde o final de 2016, os cartões BônusCred são aceitos nas maquinetas POS da CIELO.

Uma comodidade a mais para você, parceiro BônusCred!

Se você é fornecedor, consulte-nos sobre condições especiais e formas de captura. Para você, cliente, basta utilizar seus cartões no seu estabelecimento de preferência, pois a cada momento estamos ampliando nossas formas de captura, sempre pensando em facilitar sua vida!

Procedimentos para credenciamento CIELO

Bônuscred e CIELO