Por quê criar categorias para os gastos?

11 de outubro de 2019 às 14:55Artigos

Sabemos que não é um costume dos brasileiros criar categorias para os gastos. Esse pode ser um dos principais motivos que faz com que tantas pessoas no país estejam endividadas. Sempre é bom relembrar, fazer a anotação de todas as despesas é muito importante, independente a forma como tenha sido gasto, cartão, dinheiro ou até mesmo cheque.

E querendo ou não fazer a categorização das despesas facilitará, e muito, a hora de se organizar com as planilhas. A pessoa conseguirá saber exatamente no que tem gasto e como reduzir tantas despesas.

Até mesmo aqueles que não tem problemas financeiros deveriam ter todo esse cuidado, até porque qualquer um pode estar sujeito a dificuldade com o dinheiro.

Organize as finanças

Primeiramente, é preciso entender a importância da organização financeira. Afinal, sem ela, qualquer pessoa pode se afundar em contas e ter problemas para conseguir pagá-las.

Por isso, se você não cuida das suas finanças dessa maneira, é bom repensar o que tem feito para conseguir controla-las. Até porque, as pessoas geralmente não fazem nada, apenas gastam. E se você que está lendo faz parte da exceção que organiza as finanças, pense em melhorar a forma como faz.

Quanto mais organizadas estiverem as finanças, mais fácil de evitar problemas com o dinheiro. E ainda será mais fácil realizar os desejos pessoais, uma viagem, um carro, uma casa, nada está longe demais!

Receitas e despesas

Para que a planilha seja eficiente é preciso identificar e cuidar dos valores recorrentes de receitas e saídas. Então, quanto tem entrado e saído da sua conta? Você sabe? Se não, é um problema!

Portanto, não deixe mais de saber onde tem colocado o dinheiro e conheça todos os gastos.

Apenas com esses cuidados será possível cuidar efetivamente dos ganhos e ter uma noção de tudo o que tem acontecido com as finanças.

Para onde tem ido o dinheiro?

Quem pensa que o controle das despesas está ligado apenas à organização do controle financeiro, está bem errado. Ao conseguir identificar onde tem gasto o dinheiro será possível caminhar em direção ao azul (da sua conta).

É comum as pessoas gastarem mais do que ganham. E, infelizmente isso acontece muito aqui no Brasil com as facilidades nas compras que encontramos. As pessoas podem parcelar os valores em quantas vezes quiserem, mas muitas vezes esquecem de anotar que precisam pagar essa conta. E depois não fazem a mínima ideia de onde foi parar o dinheiro.

Já as pessoas que conseguem se organizar financeiramente e anotam tanto os gastos mensais como os que estão por vir, conseguem se prevenir muito melhor e economizar quando for necessário.


QUER MAIS DICAS PARA CONSEGUIR CUIDAR DA SUA SAÚDE FINANCEIRA? CLIQUE AQUI E LEIA O CONTEÚDO!


Classificar as despesas e otimizar o orçamento

Agora que já é possível entender qual é a importância de saber para onde o dinheiro está indo, é preciso entender por que cargas da água as despesas devem ser classificadas.

Primeiramente, elas irão otimizar o orçamento e esse é o jeito mais fácil de cuidar da saúde financeira. Então, pensem que o dinheiro que está saindo é maior do que o que está entrando, mas por não separar os valores gastos não se sabe o motivo. Agora, se as despesas estivessem sendo classificadas seria possível saber por onde tem saído tanto dinheiro e uma economia teria que ser feita. No entanto, pelo menos o motivo seria descoberto e a economia seria feita apenas nessa conta que saiu do planejado.

Conclusão

É possível perceber que a organização financeira é essencial e sem ela podemos nos meter em grandes problemas. Mas as soluções são relativamente simples, a única coisa que é necessária é vontade de mudar os hábitos e ter disciplina com aquilo que for decidido. Até porque não adianta começar a fazer diferente em um mês e no outro voltar aos maus hábitos em relação ao dinheiro.

Mas não é preciso se preocupar, atualmente com a internet tudo tem sido mais fácil. Achar conteúdo que ensine como fazer as contas de casa e também aplicativos que auxiliam a controlar os gastos.

Então, sem desculpas e bora cuidar do dinheiro que é tão suado para conseguir!

Converse com a gente e faça agora mesmo o seu cartão BônusCred!

Outros Artigos

Salário: Saiba como negociá-lo e ficar feliz com os valores!

Todo mundo quer receber um aumento salarial, mas a grande maioria não está preparada para sentar e abrir uma conversa sobre o assunto....

Veja Mais

Resolva suas pendências

Suas parcelas estão atrasadas? Seu nome está no SCPC? Então, negocie sua dívida. Se preferir, basta preencher o formulário, que...

Veja Mais

5 dicas para você não gastar tanto com o seu animal de estimação

Todo mundo quer dar do bom e do melhor para o animal de estimação, retribuir um pouco do amor deles. No entanto, não é preciso gastar...

Veja Mais