O que fazer quando o planejamento financeiro não está dando certo?

08 de abril de 2020 às 10:30Artigos

Cometer erros na hora de fazer o planejamento financeiro é a coisa mais comum do mundo. Ainda mais para quem está começando agora a adotar uma estratégia diferente para não gastar tanto dinheiro. Então, se os seus planos não saíram como você planejou, não tem problema.

A única coisa que você precisa é saber onde procurar para saber exatamente o que tem de errado com o seu planejamento financeiro. Era tão difícil quando, no final do mês você não tinha dinheiro nenhum, não é? E também foi quando você decidiu mudar os hábitos, estou certo?

Pois é, as pessoas têm essa dificuldade e relutância para alterar a rotina. No entanto, quando mudam, a adaptação nem sempre é fácil e rápida. E se foi preciso mudar o rumo das coisas é porque elas não estavam dando certo da forma como estavam.

Por isso e pelas suas finanças, não desista de melhorar o seu relacionamento com o dinheiro. Nós produzimos um conteúdo especial para te ajudar nessa caminhada. O blog dessa semana é sobre os porquês o seu planejamento financeiro não rolou.

Então, fique atento para descobrir exatamente o que faltou, ou deu errado, no meio do caminho!

Como saber se o planejamento financeiro deu certo?

Olha, é bem simples descobrir se ele está dando certo ou não.

• Você está alcançando os objetivos que haviam sido propostos?

• Está sendo muito difícil para guardar um pouco que seja?

• Você continua com as mesmas dificuldades financeiras do que antes?

Se no final do mês você continua com os mesmos problemas e não consegue estabelecer uma meta que seja, é certeza que o seu planejamento não está dando certo.

As contas continuam no vermelho e nenhum sinal do tão aguardado azul, não é mesmo? Pois é, isso é muito difícil para quem está convicto a mudar. Mas fique calmo, como dissemos, é a coisa mais normal do mundo o planejamento financeiro não funcionar de cara.

Imagina, até ontem você nem se preocupava em fazer as anotações e saber o quanto estava gastando. Agora, você faz isso e muito mais. Pode ter certeza, este é um ótimo início, muitos nem chegam ao seu estágio. No entanto, é preciso aprender com os erros, ver onde está a falha e melhorar!

Quais os sinais de que o planejamento financeiro não deu certo?

Além daquilo que já te falamos, existem alguns sinais que denunciam que o seu planejamento financeiro não está rolando, como:

• Você não consegue manter a sua rotina;

• Pouco ou nenhum resultado tem surgido a partir do que você tem feito;

• Você ainda está tendo problemas com o cartão e os empréstimos;

• Ainda não tem dinheiro para fazer o que quer;

• As suas metas não têm sido alcançadas.

Por isso, fique atento a esses cinco sinais. O quanto antes você perceber que o planejamento financeiro não está dando certo, melhor!

Agora que eu sei que o meu planejamento financeiro não deu certo, o que fazer?

Nesse conteúdo temos falado muito sobre a diferença que o planejamento financeiro pode fazer na sua vida. Não apenas porque os seus costumes irão mudar drasticamente, mas porque tudo isso fará com que a sua vida mude para melhor.

Ninguém merece ter que ficar se preocupando com dívidas em aberto, ou com o nome sujo. Pode ter certeza, depois que a estratégia começar a dar certo, nada disso irá te incomodar mais.

No entanto, tudo o que eu disse até agora nesse tópico não te dá nenhuma certeza de nada, não é mesmo? Pois é, promessas vazias não são muito o meu forte. Então, para que tudo isso faça sentido e o seu planejamento, no final, dê certo, você precisa preparar ele conforme suas expectativas e objetivos.

• Quais são as mudanças que você quer ter na sua vida?

• Apenas melhorar as finanças vai te tornar uma pessoa mais feliz?

• Você quer mudar para comprar algo?

Para alcançar todas as suas metas, você precisa estar preparado para rever os gastos, consumo, controle financeiro, desperdício e como você tem guardado e investido todo o seu dinheiro.

Saiba onde procurar

Primeiramente, antes de tomar qualquer atitude em relação ao seu planejamento, é preciso descobrir qual é a torneira que você ainda não conseguiu fechar. Assim será possível entender porque o seu dinheiro continua indo embora.

Um dos erros mais comuns e que pode muito bem ser o seu caso é não ter uma reserva financeira. Além das suas contas fixas e gastos desnecessários, todo mês surgem os imprevistos que sempre te fazem gastar mais do que o planejado.

Por isso é tão importante ter uma reserva financeira. Ela irá lidar com tudo aquilo que não estava na sua caderneta. E quando você ver as suas contas vão começar a fechar no azul.

Então, não subestime a importância de ter um dinheiro guardado para imprevistos. Ele é muito importante para que você não fique se preocupando a toa com coisas que devem estar no seu planejamento financeiro.

Faça a análise do seu planejamento

Outro erro comum e que pode estar atrapalhando a sua estratégia, é a análise de dados. Você precisa saber interpretar todos os seus gastos para ser mais assertivo na hora que for conter eles.

Não adianta você já ter começado a anotar todos os custos e ganhos se não for feita a avaliação de desempenho. Ou seja, você precisa fazer uma análise do que tem entrado e saído para saber exatamente qual comportamento mudar para o mês seguinte.

Independente do período que os relatórios forem feitos, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente, eles serão extremamente válidos e ajudarão o seu planejamento financeiro a ter o resultado que você deseja.

Todos os dados do planejamento financeiro devem estar organizados

Eu nem precisaria explicar esse tópico, não é mesmo? Está muito na cara por tudo que eu falei até agora que você precisa, urgentemente, ser mais organizado. Isso em relação ao seu planejamento, análise e dados, principalmente.

Não existe estudo se você não tiver as informações necessárias. Por isso, você não se pode dar ao luxo de perder qualquer que seja a informação. Nisso a organização irá te dar uma mãozinha.

Comece a fazer planilhas para automatizar todos os cálculos. Usar papel não tem problema nenhum, mas como eu disse, você não tem o privilégio para perder suas informações.

Então, tudo que você conseguir automatizar, deve ser automatizado, sempre com mais de uma opção na hora de salvar (caso alguma das ferramentas te deixe na mão).

Faça o seu planejamento financeiro dar certo

Agora é com você! Ninguém vai te dar a mão e te levar magicamente a conquista dos seus sonhos. Você precisa estar preparado e saber como chegar até as suas conquistas. E se melhorar a sua vida financeira é uma delas, corra atrás de resolver ela!

Descubra o que tem te atrapalhado, sejam gastos que podem ser evitados com supermercado, seu bicho de estimação ou comida. Independente de qual seja o problema, agora você sabe como superar ele.

Então, aproveite o nosso conteúdo, melhore o seu planejamento financeiro e faça dos seus objetivos mais uma meta cumprida!

Outros Artigos

Empreender: Por onde devo começar?

Empreender não é uma missão muito fácil, contudo é a vontade de muitas pessoas abrir a própria empresa. No entanto, é preciso pensar...

Veja Mais

7 dicas para evitar gastar todo o seu dinheiro no mercado

Os gastos no mercado têm sido cada vez mais caros e as pessoas não sabem o que fazer para baixar um pouco essas despesas. Aprenda a...

Veja Mais

Como criar o hábito de guardar dinheiro

Pode até parecer difícil começar a guardar dinheiro, mas se você quer começar a criar esse hábito, em algum momento é preciso tomar...

Veja Mais