Como fazer um planejamento financeiro em 3 passos

11 de maro de 2020 às 10:24Artigos

A dúvida de muitas pessoas é: como fazer um planejamento financeiro? Além de aprender a manter uma rotina, você acaba de vez com a falta de segurança financeira. Por isso antes de qualquer coisa é preciso que você conheça as suas contas, rotinas de compra, salário e média de gasto no mês.

Assim você entende melhor os seus gastos e age direto no problema ou nos problemas. E para te ajudar com os primeiros passos, preparamos um conteúdo para te mostrar como fazer um planejamento financeiro.

Aproveite a oportunidade para nunca mais ter que esquentar a cabeça com contas em atraso!

Afinal, o que é um planejamento financeiro?

Planejamento vem do verbo planejar que é elaborado em 3 etapas: definir metas, traçar estratégias e gerar feedbacks para melhorar o processo. Então, ligando os pontos, planejamento financeiro é seguir esse passo a passo para cuidar das finanças.

O principal objetivo é que você esteja preparado para lidar com qualquer conta que possa surgir para poder gastar melhor o seu dinheiro. As suas finanças ficam mais organizadas e você sabe exatamente o que pode ou não comprar.

Para tornar o planejamento financeiro uma rotina é preciso sempre evoluir o processo. Procure outras formas para entender mais sobre como cuidar do seu dinheiro.

E não esqueça de fazer uma análise do que você vem fazendo. O que tem dado certo, o que não, o que pode ser melhorado e o que não tem ajudado em nada.

Saiba porque é fundamental você aprender como fazer um planejamento financeiro

Em qualquer área da sua vida, fazer o planejamento é fundamental. Imagina se você não tivesse planos quando saiu de casa ou terminou a faculdade. Pois é, seria uma zona total.

E isso é ainda mais importante quando falamos sobre dinheiro. Se você não tiver planos, simplesmente sairá gastando sem nenhum compromisso e muitas vezes exagerar por isso.

É nesse momento que as contas acumulam e você não sabe o que fazer para pagar tudo. Isso acontece tão rápido que as pessoas não sabem nem o porquê terminaram com tantas dívidas.

Mas a resposta é simples, faltou saber como fazer um planejamento financeiro. Se você não fizer uma estruturação para as suas contas existem dois caminhos a serem seguidos:
• Você gasta tudo o que ganha e fica zerado no fim do mês;
• Você gasta tudo o que ganha e mais um pouco.

As duas situações não são ideias e você sabe disso. Então se organize e comece a fazer o seu planejamento financeiro.

Quais são as características de um bom planejamento financeiro?

Como já foi dito, é preciso que você conheça as suas próprias finanças. Portanto um bom planejamento financeiro precisa te oferecer uma visão geral das contas.

Então, você deve se fazer as seguintes perguntas:

• Quanto recebo e quanto tenho gasto?

• Tenho alguma dívida?

• Consigo arcar com as minhas dívidas no momento?

• Para quem eu devo?

• Tenho uma reserva de emergência?

• Tenho investido?

• Quanto tenho ganho com meus investimentos?

Depois que tudo estiver organizado, saiba como usar todas essas perguntas ao seu favor. Confira se você precisa cortar gastos, se precisa começar a guardar dinheiro para fazer sua reserva e como separar dinheiro para pagar as dívidas (se tiver alguma).

Veja três passos fundamentais para você aprender a fazer um planejamento financeiro

As três dicas que separamos para você irão te ajudar a cuidar melhor do dinheiro. Essa é a sua chance para tornar isso um hábito para evitar problemas futuros com o dinheiro.

1º Passo: Defina os seus objetivos

O que você pretende fazer com o seu dinheiro? Comprar uma casa, um carro? Fazer uma viagem? Começar a guardar dinheiro para pagar a faculdade dos seus filhos?

Esses são os objetivos mais comuns. No entanto se você tiver algum outro, se prepare para cumprir o que você deseja.

Por isso comece a guardar o seu dinheiro durante os meses conforme o seu desejo. Defina quanto você economizará e quanto dinheiro você quer ter guardado no final do mês.

É bom começar isso logo para conseguir separar a sua vontade em metas menores. Assim você consegue ter ela bem definida e tira menos da sua renda mensal para cumprir os objetivos.

2º Passo: Compare os preços antes de comprar

Com a internet para nos ajudar é muito mais fácil fazer a comparação dos preços. Então fique sempre atento a variação dos valores e a promoção que as lojas oferecem.

Estar sempre atento a esses pontos te fazem entender melhor os preços e quando realmente vale a pena gastar com alguma coisa. Comparar os preços não serve apenas para duas lojas diferentes, mas com a mesma loja.

Ou seja, quando um supermercado oferece uma promoção, ela realmente vale a pena? Fazer a comparação dos preços irá te mostrar a resposta para essa pergunta. Por isso é importante ficar atento as ofertas.

3º Passo: Compre apenas o que você realmente precisa

Muitas pessoas têm dificuldade para controlar a vontade de comprar. A não ser que você seja muito rico, tente se conter ao máximo para comprar apenas o que é necessário.

Gastos compulsivos são um grande vilão para quem tem dívidas a pagar. Muitos têm um verdadeiro problema com as compras. Por isso se você precisa de ajuda, comece a fazer uma lista de compras. Dessa maneira você sabe o que é essencial, o que estiver fora da lista não deve ser comprado.

Aproveite também para sentar com sua família e definir o que é realmente necessário. Se não for caso de extrema necessidade, não se deve abrir exceções.

Outra dica muito importante é: nos tempos de descanso, fique em casa e de preferência sem mexer no celular. Assim você não cai nas tentações que se apresentam para você.

Agora que você sabe aprendeu a fazer um planejamento financeiro, faça ele!

O início sempre é a parte mais difícil. Começar a ter uma rotina diferente em relação as compras é bem complicado, mas sempre é preciso começar alguma hora. Ainda mais se você tem dificuldades para lidar com as contas.

Por isso agora que você sabe o que é um planejamento financeiro e sua importância, siga as dicas que acabou de ler, elas farão muita diferença no seu dia a dia.

Poucas pessoas sabem como fazer um planejamento financeiro. Então seja diferente, organize as suas contas e nunca mais esquente a cabeça com as dívidas.

Outros Artigos

Salário: Saiba como negociá-lo e ficar feliz com os valores!

Todo mundo quer receber um aumento salarial, mas a grande maioria não está preparada para sentar e abrir uma conversa sobre o assunto....

Veja Mais

Quais as vantagens em utilizar o cartão de compras?

Quer saber quais são as vantagens do cartão de compras e como utilizar ele corretamente? Então clique aqui e veja agora mesmo!

Veja Mais

10 melhores aplicativos de finanças de 2019

Os aplicativos de celular já são uma realidade no nosso dia a dia, e não é diferente com a gestão financeira. Hoje, as pessoas têm...

Veja Mais